terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CREIA

BREVE HISTÓRICO DO CREIA

inicialmente, FAREMOS UMA DESCRIÇÃO DA ong QUE ABRIGA O creia.

aSSOCIAÇÃO lIXO E cIDADANIA DE dIVINÓPOLIS

Descrição:

Um grupo técnico das áreas de humanas elaborou, em equipe interdisciplinar, o projeto Espelhos D`água, que estava sustentado na plataforma da Campanha do UNICEF – “ Criança no Lixo nunca mais”, para acabar com o lixão de Divinópolis.
O mesmo foi apresentado à sociedade divinopolitana pelas ONGs ambientalistas existentes até então, na Câmara Municipal de Divinópolis, no ano de 1999. Em seguida, a proposta foi levada ao conhecimento das associações de moradores de  bairro, em visitas realizadas pela equipe idealizadora do projeto.  
O próximo desafio da equipe de técnicos foi enfrentar o orçamento participativo municipal. Para surpresa de todos, o projeto teve maioria dos votos e com destaque  na região sudeste onde se localiza o lixão.
Com o passar dos anos foi necessário institucionalizar o grupo para viabilizar recursos e parcerias com o setor público e a iniciativa privada, para viabilizar as  ações, e poder agir efetivamente na demanda de gerenciamento de resíduos. Para se cumprir o programa de atuação que está contemplando as diretrizes do Fórum Nacional e Estadual Lixo e Cidadania, o grupo  idealizador inicialmente da proposta de acabar com o lixão criou  a entidade, que tornou pessoa jurídica em 23 de agosto de 2004 .                                            
          Para atuarmos abrigamos quatro grupos temáticos:
I – Grupo Temático de:  Gerenciamento de Resíduos sólidos e efluentes que atuam com: Denuncias, acompanhamento e fiscalização de demandas ambientais urbanas e rurais.
II - Grupo Temático: Secretaria executiva do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Divinópolis. Atividades desenvolvidas: Articulações interinstitucionais , apoio logístico, infra-estrutura e divulgação.
III- Grupo Temático: ASCADI – Associação de Catadores de Papel Papelão e Materiais Recicláveis de Divinópolis. Coordena e promove o fortalecimento, o desenvolvimento, o acompanhamento e a assessoria dos catadores visando a sustentabilidade da entidade.
V – Grupo Temático: Educação Ambiental: Formal, Não formal, Informal, que atua com projetos intervenções urbanas, coleta seletiva, e intervenções urbanas com artes efêmeras em datas ambientais.
           Para atuarmos abrigamos grupos temáticos de estudos em áreas voltadas para a educação ambiental urbana e rural, são eles:
          A ONG tem como associados cidadãos e cidadãs, voluntários, com formação técnica ou não, e especializações diversas. Os recursos para manutenção e execução de projetos são oriundos de contribuições dos associados, doações da sociedade civil, convênios e parcerias com outras instituições, dentre elas o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, e fundos municipais.
           A Ong Lixo e Cidadania de Divinópolis sustenta-se na postura de que a informação é algo essencial para a educação, pois quando ela é transmitida com propriedade, bem fundamentada e com metodologias eficazes, ela se torna um instrumento pedagógico poderoso, para provocar a mudança individual que refletirá no coletivo.
“ Compreender para entender”

Serviços Existentes na Organização:
      A Ong Lixo e Cidadania trabalha com educação ambiental formal informal e não formal, dentre estas podemos citar:
- Parceria com os hospitais: Santa Lúcia, Santa Mônica para Implantação do PGRSS ( Programa de Gerenciamento Resíduos Sólidos da Saúde) dos mesmos, capacitando seu público interno para a segregação adequada  dos resíduos produzidos nestas unidades de saúde.
- Palestras em Industrias para a implantação do programa de coleta seletiva.
- Palestras em Escolas públicas e privadas de Educação ambiental.
- Intervenções urbanas de Educação Ambiental em parceria com a UNIMED no projeto: Viva Bem no Seu Bairro, orientando a população para adesão ao programa de coleta seletiva municipal.
- Acompanhamento a excursões de alunos e pessoas da comunidade para conhecerem o lixão municipal, a ASCADI Associação dos Catadores de Recicláveis de Divinópolis, recebendo este público na Sala Verde, e depois os acompanhando a uma empresa local que dê tratamento ambientalmente adequado aos seus resíduos.
- Coordenação do CREIA – Centro de Referencia em Educação Inclusiva Ambiental com a criação do primeiro  Serviço de Telemarketing de Educação Ambiental para a Coleta Seletiva Municipal em parceria com a ADEFOM – Associação de Deficientes  do Oeste  de Minas.
- Acompanhamento voluntário dos catadores da ASCADI para a Gestão e sustentabilidade,  incluindo as reformas físicas que entidade está recebendo em parceria com a comunidade local entre elas a GERDAU.

eSTA DESCRIÇÃO FOI ELABORADA EM 2007.

aGORA UMA BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O creia:

 Inicialmente vamos definir o termo "ambiental" que, refere-se ao ambiente, que envolve os corpos por todos os lados. Então, quando nos referimos à Educação Inclusiva Ambiental, abrangemos todos os contextos em que a pessoa esteja inserida, tanto físico como social. Como: família, sociedade, escola, etc.
A inclusão, embora muito falada ultimamente, necessita ainda de  uma mudança
de conceitos, de  condutas, atitudes e quebra de paradigmas quanto a classificação do sujeito. Significa tornar acessível a todos o direito real de acessibilidade ao mundo.

O CREIA tem compromisso com a formação do cidadão para a construção de um sujeito crítico e participativo na sociedade na qual ele está inserido. Contribuirá  para o empedramento com responsabilidade, compromisso, e criatividade, dos deficientes que receber e se propõe a trabalhar os conhecimentos específicos necessários a minimizar as dificuldades no âmbito psico-físico-social e cultural, tanto DESTE como de sua família.

Objetivo Geral: trabalhar as potencialidades, desvelando possibilidades para viabilizar a inclusão. Focando inicialmente o deficiente visual.

ATIVIDADES DO CREIA:

Trabalho cooperativo com o Centro de Reabilitação Louis Braille, de Rondonópolis/MT, realizado através da internet, com estudos e pesquisas sobre recursos tecnológicos de apoio aos deficientes visuais;
Coordenação e operacionalização do primeiro telemarketing ambiental, que foi realizado por deficientes visuais;
Suporte voluntário no atendimento de alunos deficientes visuais, na Associação de Deficientes do Oeste de Minas: Sistema Braille, informática e apoio pedagógico;
Esforço conjunto com a 12ª. Superintendência Regional de Ensino, criando a primeira Sala de Recursos Estadual para Deficientes Visuais, em Divinópolis/MG, na Escola Estadual Helena Antipoff;
Apoio voluntário no atendimento dos alunos da Sala de Recursos Estadual;
Capacitação de docentes no Sistema Braille, através do Centro de Referência dos Profissionais da Educação – CRPE, da Secretaria Municipal de Educação, de Divinópolis/MG;
Capacitação de docentes no Sistema Braille, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Igaratinga/MG;
Ministração de palestras com foco na educação inclusiva, inclusão e deficiência visual, em escolas da rede regular de ensino fundamental, médio e superior;
Apoio nas capacitações de docentes na deficiência visual.
Iniciação ao Projeto Cão-Guia de Minas Gerais, que visa o adestramento de cães-guia em Divinópolis/MG, e por ser pioneiro no Estado, atender os deficientes visuais mineiros.

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